Mindset

Cuidado com a falta de decisão na vida

Decisões, escolhas e responsabilidades. Nossas vidas são repletas delas, desde as mais singelas e mundanas, as mais significativas e importantes e as mais desafiadoras como mudar os hábitos alimentares e parar com os vícios em prol de uma longevidade maior de vida.

O direito de escolher é o foco central para a manutenção da nossa individualidade e da nossa maturidade, levando em consideração que o nosso livre arbítrio possui consequências e decisões impensadas podem levar às decepções e ao arrependimento.

Como não somos capazes de prever o futuro, somos ignorantes em nossos processos mentais que estão por trás das nossas decisões, surgindo o medo das consequências, mas por que temer as consequências?

Sensatamente, comumente optamos por decisões que julgamos que nos farão mais felizes, o que é ótimo em teoria,  o problema é que não somos muito bons nisso. As pessoas superestimam rotineiramente o impacto dos resultados da decisão e dos eventos da vida, tanto bons quanto ruins. Nós tendemos a pensar que ganhar na loteria nos fará mais felizes do que realmente será, e que a vida seria completamente insuportável se perdêssemos algo que estimamos tanto.

Temos uma aversão à perda constante, a crença de que uma perda nos irá prejudicar mais do que um ganho qualquer. É preciso entender que a vida é feita de escolhas, perdas e ganhos e que as perdas devem nos ensinar muito mais que os ganhos, justamente para estarmos “vacinados” nas próximas perdas.

Somos muito bons em encontrar novas maneiras de ver o mundo, tornando-o um lugar melhor para nós morarmos, acredite nisso!

Entre em

Contato

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER